HP (HEWLLET-PACKARD DO BRASIL) NEGOU-SE A CUMPRIR O TERMO DE LICENÇA DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PRÉ-INSTALADO!!!

Prólogo.

Seção do EULA do Windows Vista é clara :

…Ao usar o software, você estará aceitando esses termos. Se você não os aceitar, não use o software. Ao invés disso, contate o fabricante ou o instalador para conhecer a política de recebimento de reembolso ou crédito..(…)”

O link do site da Microsoft para o download da EULA em todas os idiomas disponíveis é :

http://www.microsoft.com/About/Legal/EN/US/IntellectualProperty/UseTerms/Default.aspx

Como já sabemos que não temos opção de Linux, nos grandes fabricantes de computadores como DELL, ASUS, HP OU LENOVO. Talvez este seja o meio eficaz delas começarem a instalar Linux nas máquinas para dar um custo/benefício melhor.

Política.

Infelizmente , a HP , uma Empresa que sempre esteve lado a lado do software Livre, tendo parceria com a Novell Linux Suse, negou-se a cumprir o EULA E NÃO quis pagar o reembolso ao cliente. Sim, é verdade.

Este é meu relato do reembolso do EULA pela não-utilização do windows para poder utilizar Linux o qual a HP do Brasil ignorou o Termo de Licença, NUNCA ouviou falar de caso algum na HP do Brasil, mas agora já estão cientes que há uma comunidade forte de Linux, ou um nicho de consumidores á procura de Linux pré-instalados nos seus computadores.

Devo agradecer a este procedimento de reembolso ao PROCON-SP, FOLHA DE S.PAULO e a própria HP.

Relato:

Comprei o excelente Notebook da HP Compaq CQ50-210( sim, confesso a HP é, melhor, agora ERA minha marca preferida em notebooks pela qualidade e seu design arrojado), porém não utilizei o sistema operacional windows, pois segundo o Termo EULA , ele não é obrigatório e sim optativo, pois há um reembolso pelo não uso do Windows.

Foi uma batalha cansativa, insistente e exaustiva ao ponto de desistir da idéia, mas o motivo já não era mais pelo valor, e sim forçar a empresa HP do Brasila honrar o termo de Licença na máquina.

1.Primeiramente enviei uma carta formal a HP antes da venda sobre este assunto e a venda de computadores com Linux, porém nunca foi respondida;

2.Enviei muitos e-mails ao link http://h30175.www3.hp.com/contacto_br/form_webmaster.php sobre pré-venda e nunca foram respondidos.

3.Comprei assim mesmo, um notebook barato, pois qualquer erro da HP, não me trairia prejuízo.Mas, duvido muito pois o Termo EULA : http://download.microsoft.com/Documents/UseTerms/Windows Vista_Home Basic_Portuguese (Brazil)_47988ed6-fffa-4125-b58b-ad939e93c699.pdf (para baixar o Termo do Windows Vista Home Basic copie e cole o link do pdf acima) A seção do EULA do Windows Vista é clara nisso:

“…Ao usar o software, você estará aceitando esses termos. Se você não os aceitar, não use o software. Ao invés disso, contate o fabricante ou o instalador para conhecer a política de recebimento de reembolso ou crédito..(…)”

O link do site da Microsoft para o download da EULA em todas os idiomas disponíveis é http://www.microsoft.com/about/legal/useterms/default.aspx.

A responsabilidade é do Fabricante HP conforme o link: http://www.microsoft.com/mscorp/productrefund/refund.mspx

“… Original Equipment Manufacturer (OEM) software preloaded on a PC (contact the PC manufacturer )…” O reembolso das licenças OEM é fabricante , no caso a HP .

4.Entrei em contato com a HP e ela se recusa terminantemente a cumprir o Termo, mesmo estando contra ela,utilizando de artifícios desconexos como problemas de sistema operacional, afinal é resposta dos suporte, como é em e-mail é uma prova.

5.Fui ao PROCON-SP, obtive respostas negativas como:

A. Política com parceira com a Microsoft, Pessoal, na verdade é uma prática para coibir o crescimento linux aos profissionais e usuários Linux .

B. Problemas com o Linux nos Notebooks; Isso não é verdade, pois todas as distribuições fluem no meu desktop e notebook( compaq) e nenhum problema ocorre.O sistema operacional linux não influi na parte física, pois há um suporte muito forte na Internet devido ao Código estar em aberto.

6.Reabri o caso novamente no PROCON-SP(Foi difícil reabrir, acreditem, pois há ausência de Leis e foi difícil reabrir este caso) e enviei um e-mail no site da FOLHA, pois eperar mais de 90 dias é demais!!!

7. Através do link http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/acidadeesua/reclamacao.shtml e também um e-mail na HP dos EUA , em inglês, evidente, no link http://www.hp.com/hpinfo/execteam/email/hurd/index.html na Equipe do CEO Sr. Mark Hurd.

8.No mesmo dia ligaram da Ouvidoria do HP referente a reclamação na FOLHA.

9.A HP do Brasil disse que não sabia como agir neste caso, parece ser o primeiro (quem conhecer posta favor) a obter reembolso, porém o reembolso vai ser feito, tanto disseram que estavam em contato com a Microsoft para saber o valor da licença unitário(porém já sabemos).

10.O valor de reembolso do windows vista home basic é de aproximadamente entre R$100,00 a R$200,00, assim como está ocorrendo nos Países EUA, França, Suiça, Itália, Israel e até Brasil(pela Dell).

11.Foram atenciosos,admito, gostei bastante do atendimento da Ouvidoria , mas apenas ofereceram um ressarcimento de R$40,00 da remoção do Windows. Achei um absurdo e falta de respeito co profissionais e clientes da HP.Claro que neguei o recebimento e entrei novamente com os meios de comunicação.

12.Insistiram novamente o valor, ainda não aceitei, senti muito ofendido e na Conciliação do Procon podia levar como venda casada de produtos: Me baseio em Leis Federais abaixo, além do Termo de Licença Windows já citado acima:

“(…)De acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

Redação dada pela a Lei nº 8.884, de 11/6/1994.(…)”

“(…)E a Lei 8.137 de 27/12/1990:

Art. 4°. Constitui crime contra a ordem econômica:

(…)

Art. 5° Constitui crime da mesma natureza:

II – subordinar a venda de bem ou a utilização de serviço à aquisição de outro bem, ou ao uso de determinado serviço; (…)”

13. Ligaram-me novamente e depois de uma reunião com Gerentes da HP, propuseram a compra do notebook pelo valor integral que eu paguei ao adquiri ele. Aceitei, tenho documentação , Nota da Minuta levada por e-mail ao Procon concordado este último.

14. Bem, no afinal saí ganhando, mas fui tentar rejeitar o Termo pela HP do Brasil, para ver se a HP cumpria o Termo de Licença, mas já viu no que deu. Eles estão presos á Microsoft e a HP é para min Empresa Linux de Fachada.

15. Sugiro um boicote aos produtos HP. Já estou fazendo minha parte.

16. Parece que os meios de comunicação foram mais rápidos neste caso . Aconselho a reclamar primeiramente pela HP do Brasil e caso negativa,Procon e depois nos meios de comunicação na Internet, mais fácil e rápido.

17. Comprarei um notebook com Linux para evitar dores de cabeça. Realmente a HP do Brasil continua perdendo um grande mercado consumidor de computador. Computador com custo/benefício é inclusão digital.

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Depois de alguns anos, a HP responde ao Reclame Aqui:

http://www.reclameaqui.com.br/noticias/hp-reconhece-reclame-aqui-como-canal-de-relacionamento-e-ini/1204

Matéria do reembolso windows no programa Olhar digital RedeTV! :

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/e-usuario-linux-mas-o-windows-veio-instalado-no-pc-saiba-que-e-possivel-pedir-reembolso/12519

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23 Comentários

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23 Respostas para “HP (HEWLLET-PACKARD DO BRASIL) NEGOU-SE A CUMPRIR O TERMO DE LICENÇA DO SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS PRÉ-INSTALADO!!!

  1. Muito bem meu brother. Já que as empresas nos enfiam os softwares proprietários “goela abaixo” vamos enfiar-lhes suas respectivas licenças “goela abaixo” também.

  2. Pingback: ::Reembolso de Licença Windows:: « ::Projeto de reembolso de Licença Windows::

  3. Rafael

    Eaw Cara não deu certo mesmo?
    como anda hoje em dia?
    Será que ainda temos chances de reembolso?

  4. Rafael

    Infelizmente não deu tem um termo na EULA da HP que se tiver algum termo conflitante com outras EULA a dela prevalece.
    Infelizmente desistir de tentar o reembolso.

  5. André Machado

    No site da HP, diz que os drivers das impressoras e das multifuncionais deles estão disponíveis apenas para Windows e que o projeto HPLip é independente e eles não são responsáveis. Até aí tudo bem, mas tem um pequeno detalhe: como fica a grande empresa que usa HP-UX no servidor? Não pode usar os produtos da fabricante do sistema?

    • hpxlinux

      Cara,
      Cada Empresa tem sua política com a Microsoft, cada vez mais querem deixar você cansado com este assunto de reembolso.

      O windows é instável e inseguro científicamente comprovado e até as Empresa que utilizam em seus servidores sabem, ao contrário do linux.

      Creio que isso é um desculpa da Hp, empresa que boicoto aos seus produtos até hoje, deveria oferecer suporte ao linux , caso instalem, pois existem já certificações linux e ubuntu: LPI e UDP, por exemplo.

      Está na Lei Federal que se tivem linux serão responsáveis pelo suporte.

  6. Glenn Hummes

    Vou lhe contar outra história escabrosa da HP:
    Existia um site (hplies.com) ou procure no Google por HP lies (HP mente ou mentiras da HP), em que a série DV2-4-6XXX era uma bomba. Vinha com um processador AMD e chipset NVidia, todos que compraram esta série se ferrou (inclusive eu), pois o chipset e processador não tinham refrigeração adequada, chegado aos 120 graus Celsius, um pesadelo para quem usa o notebook como ferramenta de trabalho. A NVidia assumiu que o chipset sem refrigeração aquecia, e começava os defeitos no Wi-Fi e depois outros periféricos, até queimar o chipset por completo e ás vezes o processador. A HP NUNCA fez um recall, apenas atualizou a BIOS, que deixava o cooler constantemente ligado, para tentar diminuir a temperatura, que ainda chegava aos 90-100 graus Celsius.
    E tentei levar o meu DV6000 para conserto, na garantia, e informaram que o reparo custaria mais de 400 reais (!!!), pois não era defeito de fabricação, e sim de mau uso. E isso aconteceu e acontece com a maioria que tem essa série.
    Fora o fato de dizerem que o Debian contribuia com esse aquecimento…
    Em suma: HP NUNCA MAIS, e digo aos colegas: NÃO COMPREm HP OU COMPAQ!!!!

    • hpxlinux

      Não compre não….nunca compre!!

      A HP vai sair do uso doméstico:
      http://www.superdownloads.com.br/materias/hp-anuncia-saida-do-mercado-de-hardware-domestico.html

      Aliás, a série Pavillion é muito ruim, uma vez um camarada meu perdeu uma quantidade de dados( acho que é 50% ou 60%) dos arquivos que tinha. E era um HP de ponta!!!(???)
      Utilizei o HP/Compaq v6210br e queimou a placa wireless dele e parece de toda uma demanda também.

      • Glenn Hummes

        Nem sempre é só a Wireless que queima… ás vezes, a placa está perfeita, o que queima é o barramento do chipset que se liga aos periféricos (USB, Vídeo, PS2 (mouse e teclado)), o que aconteceu comigo foi simplesmente a queima de todo o chipset, primeiro queimou o barramento do Wi-Fi, depois o do teclado, depois o touchpad, depois o vídeo interno, depois a USB, e morreu. Aconteceu com muita gente isso, da mesma forma.
        E outra: a HP pode sair do mercado doméstico para desktops e notebooks, mas passará essa má fama dela para outro. Lembre que a Lenovo é a antiga integradora doméstica da IBM, que foi vendida, o mesmpo vai acontecer com a HP.

      • hpxlinux

        Ás vezes pode ser até a placa wireless, pois vários notes hp/compaq v6210br queimaram a placa wireless e memo se for o barramento do chipset não se justifica que a HP produz hardware de boa qualidade.

        A HP sai do mercado doméstico devido a estes problemas de má qualidade de hardware, baterias de péssima qualidade, sempre com complicações jurídicas e nada se sistema operacional linux.
        Enfim a HP já vai tarde…

  7. Rafael A. M.

    Caros,

    Acho que vale minha colocação neste fórum de comentários assim como já o venho fazendo no blog do Ricardo (http://estudiodaintrospeccao.blogspot.com/2011_09_01_archive.html#47132528542497571) e do Vinicius (http://vinicius.soylocoporti.org.br/novo-caso-de-reembolso-do-windows/).

    Seguindo um caminho diferente ao de vários colegas que relataram suas experiências quanto ao reembolso do Windows, resolvi “partir para a briga” e estou com um processo ativo contra a HP do Brasil desde 01/09/2011 junto ao Juizado Especial Cível na cidade onde moro. Sou usuário do pinguim desde 2000 e julguei benéfico à comunidade abrir jurisprudência na justiça para sustentar futuras ações que venham a ser necessárias a demais clientes desta empresa e até mesmo de outras.

    Recentemente (em 29/11/2011, com envio para publicação no Diário de Justiça em 19/12/2011), saiu a sentença do juiz a meu favor deferindo procedente meus pedidos indenizatórios de natureza material (valor da licença do Windows 7 Starter 32bits) e moral (desrespeito frente ao Código de Defesa do Consumidor). A empresa ainda não se manifestou frente à decisão e estou no aguardo. Assim que o processo caminhar para seu encerramento, me disponibilizarei para divulgar maiores detalhes àqueles interessados.

    Abraço!

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